terça-feira, 3 de setembro de 2013

FDCL inaugura projeto Direito das Escolas

A diretora do Domingos Bebiano Teresinha e o professor Cirley

O bullying foi o tema escolhido para a primeira palestra do “Direito nas Escolas”. A escola estadual Domingos Bebiano foi o primeiro educandário a receber o projeto, que tem como objetivo apresentar e discutir pontos polêmicos de interesse da comunidade escolar. Na quarta-feira, dia 14 de agosto, o professor da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), Cirley José Henriques, esteve na escola buscando aproximar mais a comunidade e FDCL e ainda contribuir com a formação ética de nossos jovens.

Para o professor, o bullying vem ganhando uma ênfase muito grande junto à comunidade escolar: “Trata-se de um tema de extrema relevância, uma vez que a violência moral e física tem aumentado muito em nosso meio. Os alunos tiveram um comportamento extraordinário e, inclusive, fizeram algumas perguntas bastante pertinentes ao tema. Percebi que os estudantes ficaram muito pensativos e que muitos sinalizavam pela concordância de vários pontos explanados. Tive plena convicção de que muitos aprenderam e apreenderam informações importantes”.
 
O tema bullying chamou muito a atenção dos alunos
A parceria entre o Domingos Bebiano e a FDCL surgiu a partir de um convite feito pela Faculdade e a escola aprovou a ideia. “Como estamos sempre buscando inovações, vimos neste projeto mais uma oportunidade para oferecer aos nossos alunos esclarecimentos sobre um tema tão importante. Nosso interesse é que todos os alunos, do 6º ano ao Ensino Médio possam participar. Sendo assim temos organizado para que os alunos que estão nos anos finais (3.º ano do Ensino Médio) participem primeiro, e em seguida as demais turmas”, explica a diretora do educandário, Teresinha Sousa Costa.

Segundo a diretora, o projeto vai ao encontro da necessidade de esclarecimentos e conscientização dos alunos: “Nesta fase de transição, que é a adolescência e a juventude, muitos questionamentos são feitos. Com a ajuda de profissionais que entendem do assunto, nossos alunos podem ter esclarecimentos, perguntar com mais liberdade e obter respostas confiáveis. A escola estadual Domingos Bebiano apoia o Projeto “Direito nas Escolas” porque entende que a educação não se faz sozinha; isolada numa instituição. Toda a sociedade pode contribuir para a formação de um cidadão crítico, participativo e ativo. Todas as iniciativas que promoverem estes valores devem ser apoiadas e incentivadas”.

Teresinha Sousa Costa também acredita que as informações passadas pelo professor Cirley foram de grande valia para os jovens: “Os alunos ouviram atentamente a palestra e tiveram oportunidade de interagir. Acreditamos que colheremos os frutos. No dia a dia escolar, quando forem confrontados com situações que exigirem deles uma reflexão e posturas adequadas, esperamos que possam se lembrar da palestra e colocar em prática o que ouviram e aprenderam. Aproveito para deixar nosso agradecimento ao professor Cirley José Henriques e a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete”, pontua.

Direitos do Consumidor
 
Polianna Santos proferiu a palestra para os alunos da Nilce Moreira
Os outros temas abordados no projeto “Direito nas Escolas” são sobre Noções de Direito do Consumidor e História das Punições e das Penas. As palestras sobre estes temas são ministradas pela professora Polianna Santos. Na terça-feira, dia 27, a escola municipal Nilce Moreira foi a contemplada com as explicações da professora, e no dia 31, foi a vez da escola estadual Astor Vianna.

Saiba mais
 
Os alunos aprenderam um pouco mais sobre o Direito do Consumidor
Podem participar do projeto “Direito nas Escolas” instituições de ensino da rede pública e privada. No momento, a FDCL disponibiliza três temas as escolas interessadas, mas ao longo do tempo, outros temas importantes e polêmicos serão abordados nas palestras. Para conhecer mais sobre o projeto, entre com contato com o Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP), por meio do telefone 3769-1919, ou do e-mail nepfdcl@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário