Projetos

Projeto Construção Coletiva do Conhecimento
O projeto “Construção Coletiva do Conhecimento” consiste na disponibilização de textos via internet e possibilitará que qualquer pessoa interessada no tema  participe do desenvolvimento dos trabalhos que serão posteriormente publicados pela FDCL na revista eletrônica ATHENAS.

Grupo de pesquisa "Caminhos do Conselheiro Lafayette"
Um projeto em parceira com a Liga Ecológica Santa Matilde - LESMA, tem como objetivo Pesquisar a vida e as obras do jurista e Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira. O projeto surge diante da necessidade de um estudo sobre o jurista, que devido a sua importância empresta seu nome à cidade e também a esta Instituição. Conselheiro Lafayette destacou -se em diversos cargos e diferentes estados brasileiros, contribuindo principalmente para o desenvolvimento do direito Civil pátrio.


Projeto "FDCL nas escolas: Direito Consumidor"
A FDCL identificou por meio de uma pesquisa nos órgãos ligados ao PROCON uma grande demanda relacionada à falta de aplicação do direito do consumidor. Tal fato está diretamente ligado à falta de conhecimento por parte dos consumidores, o que acarreta inúmeros problemas que poderiam ser facilmente resolvidos com instrumentos oferecidos no código de defesa do consumidor. Este projeto tem como objetivo proporcionar um aprendizado sobre o código de defesa do consumidor e os instrumentos para a resolução de problemas.


Projeto "FDCL nas escolas: História política brasileira"
A FDCL identificou um conhecimento insuficiente sobre a História política brasileira e o projeto tem com como objetivo proporcionar um aprendizado sobre o tema, despertando nos alunos do ensino médio envolvidos no projeto, interesse pelas discussões políticas, facilitando o exercício da cidadania e da democracia.


Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente nas Escolas
O objetivo do projeto ECA nas escolas é contribuir com estudos e trabalhos para levar o ECA ao conhecimento da sociedade, conjuntamente com a Promotoria, Conselho Tutelar e as escolas públicas de Conselheiro Lafaiete.

Projeto de Pesquisa Sobre Promoção da Igualdade Étnico-Racial
Pesquisar sobre a igualdade Racial no Brasil e divulgá-la por meio de informativos, workshop, panfletos e palestras. Esse o objetivo do projeto de pesquisa Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

O Estatuto da Igualdade Racial introduz no meio jurídico brasileiro as possibilidades para a promoção da igualdade racial nos mundos do trabalho, do empreendimento, das comunicações e da utilização dos meios de comunicação, para a juventude, para a população negra como um todo. Ele cria as condições para a promoção da igualdade.


Projeto de Pesquisa Viva Nascente
A discussão sobre a questão ambiental torna-se cada dia mais urgente, por isso, é necessário o envolvimento de todos, e principalmente das escolas e faculdades na busca de parcerias para o desenvolvimento de ações de preservação do meio ambiente e de forma especial dos mananciais de água.

Pensando nisto, a FDCL desenvolveu um curso envolvendo jovens estudantes. O projeto tem carga horária de 8h, sendo 4h de aulas teóricas realizadas na FDCL e 4h realizadas no distrito de Buarque de Macedo, por meio de visita à nascente do Rio Bananeiras.