quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Alunos realizam visitas técnicas


A comunidade de Buarque recebeu os alunos da FDCL

O sábado, dia 31, foi de muito aprendizado para os alunos da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). Os acadêmicos puderam participar de várias visitas técnicas realizadas na abertura da Semana de Atividades Acadêmicas da FDCL. Eles conheceram o asilo Carlos Romeiro, o Lar de Maria, o distrito de Buarque de Macedo, o Lar do Menor Amparado (Larmena), o Museu da Inconfidência e a Casa de Contos em Ouro Preto, o Centro Histórico de Congonhas, entre outros locais. Todas as visitas foram acompanhadas por professores da faculdade.

O Grupo Lesma realizou uma bela apresentação cultural, em Buarque

Uma das visitas mais concorridas foi à nascente do rio Bananeiras, em Buarque de Macedo. Mais de 300 alunos estiveram presentes e atuaram em duas frentes: enquanto alguns alunos caminharam até a nascente com o professor Waidd Francis, outros ficaram na localidade fazendo uma panfletagem, buscando a conscientização ambiental dos moradores, acompanhados pelo professor Cirley Henriques. Durante a visita à nascente foi realizada uma palestra sobre o projeto de recuperação do Bananeiras, além de uma apresentação cultural da Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma).

Os alunos visitaram o asilo Doutor Carlos Romeiro

O funcionário da NeoGeo, responsável pela recuperação do Bananeiras, Carlos Luiz do Nascimento Barbosa, explicou como o trabalho vem sendo realizado: “Estamos fazendo o levantamento topográfico  e o cercamento das áreas. A população deve contribuir no acompanhamento do projeto, porque a água é um bem de todos. Esse projeto da FDCL é de grande valia para que estes alunos possam transmitir o que aprenderam aqui e levar essa conscientização. Parabéns à FDCL”.


Na visita ao Lar de Maria, a psicóloga Juliana recebeu professores e alunos da FDCL e relatou como é o acompanhamento das crianças

Já o geógrafo Leandro Magno Lopes da Silva afirmou que a visita à nascente foi muito importante: “Esse corpo acadêmico é de pessoas de opinião que vão levar isso para frente. A ideia é recuperar a cobertura vegetal para manutenção da água do lençol freático. A nascente não vai acabar. O que acontece é que ela vai nascer em outro lugar. É de fundamental importância criar uma consciência na população de preservar não só a nascente do Bananeiras, e sim, de todas da região, para que  chegue uma água de qualidade em Lafaiete”.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o Larmena

Os acadêmicos também aprovaram a iniciativa. Estudante do 5º período, Acílio Ferreira da Costa Junior, 37 anos, destaca: “Achei essa visita muito importante para criar a consciência ecológica. Não conhecia a nascente; é a primeira vez que venho aqui. Eu acho que o estudante de direito tem que buscar cada vez mais informações amplas, porque o direito é muito abrangente”. A aluna que faz parte do projeto de conscientização ambiental da FDCL, Nayara Gonçalves Leijoto, 21 anos, 2º período, também gostou da visita técnica: “Ela não foi importante só na formação acadêmica, mas na formação humana, para termos consciência ambiental. A água é um bem de todos”.


O museu e a Casa dos Contos de Ouro Preto também receberam a visita dos alunos da FDCL
 
Vejas todas as fotos no facebook www.facebook.com.br/faculdadefdcl

Nenhum comentário:

Postar um comentário