quarta-feira, 19 de junho de 2013

FDCL agrega história e cultura ao ensino acadêmico

As turmas da FDCL conheceram um pouco mais da história de Lafaiete
A Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) teve uma participação especial durante a Feira & Arte Lafaiete, realizada no domingo, dia 9, na praça Tiradentes. Os alunos fizeram uma visita ao Museu e Arquivo Antônio Perdigão, realizaram atendimento jurídico e ainda conheceram o trabalho dos artesãos da cidade. De acordo com o coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa, professor Waidd Francis, o objetivo é agregar história e cultura ao ensino acadêmico, além de promover o contato dos alunos com os cidadãos que precisam de orientações jurídicas.

As turmas da FDCL conheceram um pouco mais da história de Lafaiete
Para a chefe de seção de Espaços Culturais, Débora de Viveiros Pereira, a iniciativa da FDCL em levar o alunos para conhecer o acervo histórico é louvável: “Lafaiete ainda não tem essa cultura de visitar o museu; de conhecer a história da cidade. E fazer isso com estudantes universitários é extremamente importante para criar essa familiaridade”, frisa. O museu fica no prédio da antiga cadeia da cidade, que foi construída no final do século XIX e funcionou até 1987, quando o museu veio para cá.  Ele foi criado em 1978 pelo senhor Perdigão e, atualmente, tem cinco salas de exibição permanente e o saguão que abriga exposições temporárias. A biblioteca pública também está funcionando aqui provisoriamente e tem o arquivo histórico que possui documento desde o século XVIII até jornais atuais. O museu é aberto à visitação de segunda a sexta-feira, de 9h às 17. A entrada é gratuita.
 
O orientador de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica, professor Carlos Roberto de Oliveira, fez o atendimento jurídico acompanhado pelos alunos
O estudante do 7º período, Sérgio Vitor Luna Martins, 23 anos, também aprovou a iniciativa: “Eu achei interessante fazer essa visita ao museu, para conhecer o passado da nossa cidade. É legal ver como era antes e como é hoje. Eu já tinha visitado o Museu antes, quando o Perdigão tomava conta. Gostei de ver as mudanças, as divisões das salas. Assim fica mais fácil de entender. Acho importante que a FDCL promova mais visitas como esta”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário