quinta-feira, 6 de junho de 2013

Diretora do Napoleão Reis aprova projeto “FDCL nas escolas”


A diretora do Napoleão, Marise Santana de Rezende

Preocupados não só em desenvolver um trabalho social para jovens, mas também saber o resultado deste projeto na vida dos estudantes, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), por meio do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP), ouviu a opinião da diretora da escola municipal Napoleão Reis, Marise Santana de Rezende, sobre o “FDCL nas escolas”. O projeto busca aproximar a instituição das escolas e da comunidade, levando conhecimento aos alunos do ensino médio. Terminado o curso, os alunos concluintes recebem um certificado de participação.

O coordenador do NEP, professor Waidd Francis Oliveira, explica como participar: “Atualmente, o “FDCL nas escolas” oferece duas disciplinas História Política Brasileira, com o professor Leonardo Lamonier, e Direito do Consumidor, com a professora Polianna Santos. As escolas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail nepfdcl@gmail.com ou pelos telefones 8634-1240 e 3769-1919. Nós iremos até a escola apresentar o projeto para os alunos. Os temas que trabalhamos no projeto são atuais e diversificados, por isso atrai tanto os jovens”.

NEP: Quais turmas do Napoleão Reis já participaram do projeto FDCL nas escolas?
Diretora Marise: Participam do projeto "FDCL nas Escolas" alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental.

NEP: O que a senhora acha do projeto?
Diretora Marise: O projeto reflete o compromisso social da FDCL.

NEP: Por que a escola Napoleão Reis apoia o projeto?
Diretora Marise: A escola municipal Napoleão Reis apoia incondicionalmente o projeto por ver nele uma oportunidade ímpar de estabelecer um diálogo entre os vários segmentos  que promovem a formação  cidadã dos nossos jovens.

NEP: O que ele tem acrescentado aos alunos do Napoleão?
Diretora Marise: O projeto cria a oportunidade de desenvolver no adolescente a expectativa de uma participação social responsável onde cada um tenha consciência de seus deveres e direitos e de como esses direitos e deveres refletem positiva ou negativamente na vida de cada cidadão.

NEP: Qual sua opinião sobre os temas abordados no projeto?
Diretora Marise: Os temas são de grande relevância para a formação ética e política de nossos alunos que, em um ambiente diferente daquele do dia-a-dia escolar, podem perceber como a participação de cada um deles é de extrema importância para o desenvolvimento harmônico da sociedade em que está inserido.

NEP: O que os alunos acham da participação no projeto?
Diretora Marise: O primeiro sentimento do aluno inserido no projeto é o de valorização pessoal. Perceber que são o alvo da dedicação de profissionais competentes e comprometidos eleva a autoestima e o motiva a buscar novos caminhos.

NEP: A senhora consegue perceber se os alunos conseguiram absorver os temas?
Diretora Marise: Uma das nossas premissas ao elaborarmos o nosso Planejamento Pedagógico é criar na escola um ambiente propício ao diálogo, onde o aluno se sinta motivado a participar com suas ideias (e principalmente com suas ações) da construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária onde o respeito às diferenças e à pluralidade de ideias seja um fator de agregação. Nesse sentido, o projeto vem ao encontro das nossas expectativas e encontra em cada aluno participante um solo muito fértil.

NEP: A senhora já viu algum aluno pondo em prática o que a apreendeu no projeto FDCL nas escolas? O que achou?
Diretora Marise: É muito gratificante vê-los fazer questionamentos pertinentes e bem embasados em princípios legais.

NEP: A senhora acredita que o contato destes jovens com uma Faculdade pode ajudar na escolha o futuro profissional?
Diretora Marise: Evidentemente esse contato é muito salutar, pois desconstrói barreiras e fomenta a necessidade de maior empenho nos estudos visando o acesso ao Ensino Superior. Ninguém consegue desejar o que desconhece.

NEP: A senhora tem alguma sugestão para melhorar o projeto?
Diretora Marise: A minha sugestão é que o projeto contemplasse também a participação do corpo docente, para que o diálogo continuasse na escola.

NEP: Suas considerações.
Diretora Marise: Honrados com a inclusão de nossa instituição de ensino no projeto "FDCL nas Escolas", agradecemos a oportunidade e parabenizamos os idealizadores de tão significativa ação de cidadania. Essa parceria proporciona aos alunos aprendizagens amplas e conectadas com a realidade.

Sobre a escola
A escola Napoleão Reis integra a rede municipal de ensino e está localizada na rua São José, 418, bairro São Sebastião. Foi criada em 09/12/1957 com a denominação de Escola da Comunidade Napoleão Reis. A escolha de seu nome é uma homenagem ao grande filólogo e escritor, natural da cidade de Lamim, que além de falar várias línguas, foi um grande incentivador da cultura e do ensino fundando diversas bibliotecas de iniciativa particular, salientando-se a de Lamim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário