sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Projeto da FDCL contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres

Colégio Batista 
As escolas Monsenhor Horta, Narciso de Queirós, Lamartine de Freitas (Congonhas) e o Colégio Batista de Ouro Branco, receberam no segundo semestre de 2015 as palestras do projeto Direito nas Escolas. Os temas abordados pelos professores da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) foram: Drogas, Cidadania, Bullying e Mudanças para melhorar o meio ambiente. Com isso, a FDCL sente que cumpre com muita qualidade o seu papel social.

O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança que as várias escolas têm depositado na FDCL: “A cada dia recebemos mais solicitações de educandários que desejam receber nossas palestras e isso nos gratifica muito, pois mostra que estamos no caminho certo. Ficaremos felizes em poder dar continuidade a esse trabalho em 2016”, pontua.

Escola Lamartine de Freitas 
Responsável por tratar o tema Drogas com os alunos, o Mestre em Direito e pós-graduado em Direito Processual, professor Mauro da Cunha Savino Filó, afirma que o principal objetivo do projeto é contribuir para a formação dos jovens: “É um projeto de extensão criado pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP) que leva uma série de temas ligados ao Direito e à Cidadania a alunos do ensino fundamental e médio. Por meio de pequenas palestras,  mostramos quais direitos possuem e, também, quais deveres devem respeitar enquanto cidadãos”.

Sobre a importância do tema, Mauro Filó acredita que ele seja crucial, pois o uso das drogas aumentam as chances dos jovens não realizarem seus sonhos: “Procuro mostrar qual pode ser a herança para quem utiliza drogas e para aquele que não utiliza. Entendo ser este o ponto central do tema. Em geral os alunos são bem receptivos. Alguns pais também participaram de algumas palestras e elogiaram muito a abordagem”, afirma.

O professor Mauro Filo acredita que o Direito 
nas Escolas deve ser exemplo para o país

O professor também considera que o Direito nas Escolas é um projeto que deve ser exemplo para o Brasil: “Em nosso país a tradução do ensino superior é focar na pesquisa e não se sabe como realizar projetos de extensão universitária. Estamos mostrando, não somente que é possível realizar projetos de extensão universitária, como também ter grandes resultados com os mesmos”.

Serviço


Podem participar do projeto “Direito nas Escolas” instituições de ensino da rede pública e privada. Para conhecer mais sobre o projeto e agendar as palestras é só entrar em contato com o Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP), por meio dos telefones 3769-1919 e 8634-1240, ou do e-mail nepfdcl@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário