sexta-feira, 5 de junho de 2015

FDCL promove ação social na escola Nilce Moreira

Teatro envolveu os alunos da FDCL e os da Nilce Moreira
A comunidade do bairro Morro da Mina e região recebeu na tarde de sexta, dia 22, e sábado, 23, uma ação social promovida pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) e diversos outros parceiros. O objetivo do evento, parte do projeto Respeito nas Escolas, foi discutir o tema “Direitos Fundamentais e respeito na escola” com as crianças e adolescentes da escola municipal Nilce Moreira.
 
Palestra sobre trânsito transformou crianças em militares
Houve prestação de serviços, como atendimento jurídico, oferecido pelo Núcleo de Prática Jurídica da FDCL, confecção de carteiras de identidade pela Polícia Civil, corte de cabelo dos alunos pelo Senac, palestra da Defesa Civil e pela Associação Regional de Proteção ambiental (Arpa), além de diversão para as crianças e palestras para os alunos. O diretor-geral, professor Hamilton Junqueira, afirmou que o movimento social é uma das metas da Faculdade, que está sempre disposta a promover esses eventos.
 
Adolescentes discutiram temas como os três poderes e a constituição 
Os acadêmicos da FDCL usaram criatividade para envolver as crianças e adolescentes: “Trabalhamos de uma forma lúdica a questão ambiental. Apresentamos uma peça teatral sobre os elementos na natureza (fogo, terra, ar e água). Contextualizamos que eles estavam distantes, por causa de uma briga, e que com isso a terra, que é conjunto de todos, foi afetada com a escassez da chuva, a poluição das águas o sol cada vez mais quente. Então, com incentivos das crianças, eles fizeram as pazes e se uniram, juntamente com as crianças, fizeram a dança da chuva para que houvesse água e voltasse o equilíbrio”, explicou Vanessa Marcele Pereira da Silva.
 
Polícia civil esteve na escola realizado à emissão da carteira de identidade
Já os militares Gabriel Henriques de Medeiros Souza e Luciano Melo Horta, que também são alunos da FDCL, aproveitaram a profissão para falar sobre trânsito. O bombeiro Gabriel afirmou que orientando os pequenos é possível conscientizar os adultos: “A criança também é uma ferramenta de correção dos pais, porque elas falam o que estão fazendo de errado. Eles aprendem as normas básicas e difundem isso”. Luciano Melo Horta garante que foi um bom trabalho: “Fizemos uma simulação de trânsito vestindo um aluno de policial, um de bombeiro, colocamos alguns como pedestres e motoristas e mostramos como devem proceder em casa situação”, explica.
 
Os professores Elma, Cirley, Álisson, Waidd e Tatiane marcaram presença
Os adolescentes no Nilce Moreira também receberam uma palestra com tema mais voltado para eles: “Dentro do tema proposto, explicamos a divisão dos três poderes e como funciona cada um deles. Pegamos alguns pontos da Constituição e falamos quais são os direitos, deveres e consequências dentro do ambiente escolar. Gostei muito. Os alunos participaram bem, principalmente, porque a faixa etária foi de 13 a 15 anos. Então, foi muito produtivo”, pontua Camile Souza Barros.
 
As crianças aprenderam e se divertiram
Comunidade aprova evento

De acordo com a diretora da escola, Silvana Lopes de Paiva Oliveira, toda a comunidade aprovou a ação social: “Alguns pais me procuraram ao final do evento para elogiar e disseram que consideraram muito valiosa esta intervenção com os filhos deles. O pai de um aluno me que ‘as palestras foram muito bem proferidas. Deveria ter mais vezes estes eventos’. Foram atividades que trouxeram muito conhecimento aos nossos alunos com temas bem atuais e direcionados à faixa etária deles. Tudo foi trabalhado de forma bem interativa”, avalia.
A criatividade via a grande aliada dos alunos da FDCL

A diretora também considerou os temas interessantes: “Foi muito positivo, principalmente por se tratar de temas tão discutidos no âmbito escolar, como trânsito, direitos fundamentais, bullying, respeito às diferenças, drogas e respeito nas escolas, dentre outros. Foi uma tarde bem produtiva onde nossos alunos tiveram contato com profissionais de várias áreas, enriquecendo ainda mais o dia a dia escolar e a oportunidade de tirar dúvidas em assuntos variados”.

Toda a comunidade pode participar do evento

Segundo o professor Waidd Francis de Oliveira, diretor de Ensino Pesquisa e Extensão, as escolas interessadas em receber o projeto “Respeito nas Escolas” devem entrar em contato com o Núcleo de Extensão e Pesquisa pelos telefones (31) 3769-1919 – ramal 6 ou pelo celular 8634-1240, ou ainda pelo endereço eletrônico: denfdcl@gmail.com

Acadêmicos ensinam temas importantes de forma lúdica
Além de aprender, as crianças tiveram uma tarde de lazer



Veja mais fotos da ação social em nossa fanpage www.facebook.com.br/faculdadefdcl

Nenhum comentário:

Postar um comentário