![]() |
Madrigal Roda Viva se apresentou no Teatro da FDCL |
Sempre atenta as questões relacionadas à cidadania e também à cultura, a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) realizou, no sábado, dia 25, por meio do Núcleo de Extensão e Pesquisa (NEP) e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o Sábado Cultural e o Mutirão para a Conciliação. Os eventos contaram também com grande participação dos alunos.
Na parte da manhã, o Madrigal Roda Viva se apresentou no teatro da FDCL. De acordo com o maestro Geraldo Vasconcelos, a parceria entre o coral e a faculdade surgiu a partir de um convite do professor Waidd ao presidente do Madrigal, Marcos Cunha: “Nós apresentamos canções como Ave Maria, de Jakob Arcadelt; Liberame, de José Maurício Nunes Garcia; Água de beber, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; Quem sabe isso quer dizer amor, de Lô e Márcio Borges; que são, em sua maioria, canções de compositores mineiros. A ideia é mostrar o quanto a nossa música é atrativa em uma roupagem coral, desde seus primeiros habitantes, muito antes dos portugueses, quando por aqui já se fazia música capaz de expressar as mais variadas necessidades humanas”.
![]() |
Os acadêmicos puderam ouvir grandes canções em canto coral |
O maestro também aprovou o evento: “Uma feliz iniciativa que, tomara alcance outros setores da sociedade bem como outras riquíssimas manifestações artísticas do nosso município. A contemplação, de forma encantadora, do imenso e qualificado público no auditório da faculdade, comprova que as pessoas gostam e sabem apreciar a arte erudita. Para nós, do Madrigal Roda Viva, foi um imenso prazer dividir essa manhã de sábado. Que venham outras”.
Mutirão para a Conciliação
Já na parte da tarde, uma grande ação social foi realizada na escola estadual Dr. Antônio Nogueira de Resende, em Buarque de Macedo. Inicialmente, os presentes assistiram a uma apresentação cultural da Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma). Em seguida, conheceram um pouco mais de todas as organizações que fizeram parte do evento. Além disso, puderam fazer, gratuitamente, o título de eleitor e carteira de identidade.
Duas palestras também fizeram parte da programação. A primeira delas, sobre o Proerd, foi proferida pela sargento Aline, e a segunda, sobre a importância da recuperação do Rio Bananeiras, foi ministrada pelo professor da FDCL, Cirley Henriques. A dra. Jaíne explicou sobre o trabalho do Núcleo de Práticas Jurídicas e do Juizado de Conciliação, que funcionam na mesma sede. Já o Rotaract promoveu uma campanha de desarmamento infantil, trocando armas de brinquedo por revistas e brindes.
![]() |
Mércia, professor Waidd, diretora da Escola Shirlei, Dra. Jaíne, professor Cirley e líder comunitário, Marcelo |
Para o coordenador do NEP, professor Waidd Francis, os dois eventos foram um sucesso: “A Faculdade de Direito sempre busca unir a teoria ensinada na sala de aula com a prática. No Mutirão, os alunos da FDCL podem ter contato com situações reais vividas por moradores e tenta ajudá-los por meio da conciliação. Já o Sábado Cultural é uma forma de acrescentar música e poesia, além de despertar o talento dos acadêmicos”, explicou Waidd.
![]() |
Professor Waidd, Jéssica, Professor Cirley, Dr. Carlos, Maralúcia, Vanda, Aline e Dra. Jaíne
|
O Mutirão para a Conciliação contou com as parcerias do Rotaract; Proerd; Ouvidoria da Prefeitura; Procon; Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Creas, Bolsa Família e Sine; Tribunal Regional Eleitoral; Setor de Identificação da Polícia Civil; Copasa; Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma), Senac, Secretaria de Educação (Semed) e Federação das Associações de Moradores de Conselheiro Lafaiete (Famocol).