quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FDCL nas escolas leva mais duas turmas para a faculdade


Retomando suas atividades, o projeto FDCL nas escolas recebeu mais duas turmas da escola estadual Narciso de Queirós, no sábado, dia 15. Os alunos do ensino médio assistiram às aulas de “História Política Brasileira”, com o doutor em Sociologia e Ciência Política, professor Leonardo Lamounier, e a disciplina “Conscientização Política e a importância do voto”, com a especialista em Ciências Penais, professora Polianna Pereira dos Santos. As turmas foram compostas por alunos dos 2º e 3º anos.

Para a aluna Camila Lourenço, 17 anos, que está no 3º ano, o tema escolhido é muito importante: “Os organizadores do projeto foram até a escola para informar para gente. Achei muito interessante e, por isso, quis participar. Estou fazendo a disciplina de História Política Brasileira com o professor Leonardo, que explica o conteúdo de uma forma prática”.

Camila afirma que a participação no projeto é um momento de aprendizagem: “Estou vendo algumas coisas que estudei em Sociologia e aproveito para tirar dúvidas. Estou gostando muito. Essa é uma ideia muito legal. Tenho vontade de estudar biomedicina, mas já tive vontade de fazer Direito e quis conhecer. Mesmo escolhendo outra área profissional, o conhecimento nunca é demais. É sempre bom saber um pouquinho de cada coisa”.

A professora Polianna elogiou a participação dos alunos: “Todos estavam muito interessados e focados. A concentração deles durante os trabalhos, bem como sua participação, foi uma grata surpresa. Eles me pareceram interessados em conhecer melhor o Direito e tudo o que estivesse relacionado ao tema em estudo. Esse tema é certamente importante para estes jovens, pois conscientes de sua força nas tomadas de decisões referentes à política, podem atuar como multiplicadores da ideia de importância da valorização do voto em seu núcleo familiar e social”, explicou.

Segundo Polianna, grande parte dos jovens que participou da primeira etapa do projeto votarão pela primeira vez nestas eleições: “Acredito que a tomada de consciência da importância deste ato ajudará na escolha dos seus candidatos, na forma com que analisarão as campanhas e os candidatos, bem como, viabilizará a sua participação em discussões sobre o tema. Esse projeto pode ajudar na construção da compreensão de cidadania pelos jovens, e transformá-los em agentes multiplicadores”.

O projeto é motivo de orgulho também para os professores: “O FDCL nas Escolas é uma iniciativa muito interessante para possibilitar que os jovens tenham um contato inicial com o ambiente acadêmico, auxiliá-los na escolha do curso que possam seguir, e, ainda, apresentar-lhes temas novos, atuais, importantes e que podem ser utilizados em seu dia-a-dia. A experiência no projeto foi muito interessante. O adolescente tem uma forma de ver e compreender as coisas que o cercam de uma maneira bem peculiar, e nos espanta a capacidade de perceberem tantas coisas ao mesmo tempo. Eles se mostram em buscas de informações novas, e se interessam sobre os temas apresentados”.

Sucesso
O diretor-geral da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, professor Hamilton Junqueira, comemora o sucesso do projeto: “O FDCL nas escolas conta com a participação de professores doutores e mestres, financiados com recursos da própria Faculdade. Ficamos muito felizes em receber esses jovens na FDCL. Ser bem informado é importante para o futuro deles, por isso ficamos orgulhosos em abrir nossas portas aos sábados para os estudantes”.

Já o coordenador do NEP, Waidd Francis, explica como participar: “As escolas interessadas podem entrar em contato por e-mail nepfdcl@gmail.com e pelos telefones 8634-1240 e 3769-1919. Nós iremos até a escola apresentar o projeto para os alunos. Os temas que trabalhamos no projeto são atuais e diversificados, por isso atrai tanto os jovens”, concluiu.

Saiba mais
FDCL nas escolas é um projeto do NEP que busca aproximar a instituição das escolas e da comunidade, levando conhecimento aos alunos do ensino médio. As aulas são ministradas na própria Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, aos sábados, na parte da manhã. Terminado o curso, os alunos concluintes recebem um certificado de participação.

O curso “História política brasileira” proporciona um aprendizado sobre o tema, despertando nos alunos do ensino médio interesse pelas discussões políticas, facilitando o exercício da cidadania e da democracia. Já a disciplina “Conscientização Política e Importância do Voto” possibilita aos alunos o conhecimento das  inovações referentes aos requisitos para ser um candidato, proporcionando um espaço para o debate sobre a importância do voto  e da participação do jovem na vida política, como agente transformador da sociedade. Para conhecer outros projetos da FDCL acesse o site da Faculdade http://www.fdcl.com.br e o blog do NEP http://nepfdcl.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário